quarta-feira, 12 de setembro de 2012

OPINIÃO SOBRE O BDSM V - FETICHE

O todo não é parte! 

by Medico_Dominador
Temos visto nos últimos tempos que todo o tipo de fetiche vem sendo relacionado e atribuído ao sadomasoquismo.
Um erro que senão por si só de total desconhecimento de causa, peca por uma completa prevaricação do que é o BDSM, ou seja, o sujeito sabe o que é, sabe como se pratica, mas por má fé, ou por interesses próprios e escusos, não o faz; pior: adultera conscientemente seus objetivos.
Visando uma prática e principalmente o estudo, cabe deixar bem claro ambos os conceitos:
Fetichismo: admiração exagerada, irrestrita, incondicional por uma pessoa ou coisa; veneração; desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo, para alguma função fisiológica ou para peças de vestuário, adornos, situações, etc.
A psicologia considera que todas as pessoas são fetichistas em algum grau. Cada uma se sentindo atraído por determinado estilo de vestimenta ou por indivíduos dotados de certos atributos ou características físicas. O que não é normal é a pessoa não conseguir obter prazer sexual sem o seu fetiche.
É muito comum homens se excitarem frente a mulheres vestidas com algum tipo específico de roupa, como: couro, borracha, lingeries, etc. Outro exemplo são homens presentearem suas amadas com algum tipo de roupa erótica para que ela lhe pareça mais atraente. E neste caso cada um tem sua preferência pessoal. Isto é considerado normal desde que estes objetos não substituam a cópula (que não sejam considerados mais importantes que a outra pessoa), mas sirvam apenas para aumentar o interesse sexual.
Sadomasoquismo: refere-se a relações entre tendências diferentes entre pessoas buscando prazer sexual através da dor e/ou humilhação. O termo sadomasoquismo seria a relação entre tendências opostas, o sadismo e masoquismo.
O sadismo é a tendência em uma pessoa que busca sentir prazer em impor o sofrimento físico e/ou moral a outra pessoa.
O masoquismo é a tendência oposta ao sadismo, é a tendência em uma pessoa que busca sentir prazer em receber o sofrimento físico e/ou moral de outra pessoa.
A relação destas duas tendências em geral não significa que a mesma pessoa possui as duas tendências e sim um contato entre pessoas com tendências opostas, sadomasoquismo não é uma tendência e sim relações entre tendências.
O sadomasoquismo nem sempre envolve o sexo com penetração, sendo muito comum a masturbação mútua. Desta forma se conclui que o sadomasoquismo É uma espécie de FETICHISMO!
Dito isto, voltamos ao tema inicial, ou seja, “O todo não é a parte!”
Assim sabido um sadomasoquista pode dizer, sem erro ou dissimulação, que é um fetichista, uma vez que o objeto de seu prazer é o fetiche dor, causando ou obtendo dor.
Já um voyeurista, um necrófilo, um zoofilista ou um frotteurista, por mais bizarras que possam parecer estas práticas, são práticas puramente fetichistas e por si só jamais são práticas sadomasoquistas!
Podem até ser utilizadas em busca de causar dor ou humilhação no masoquista, mas por si só são fetiches e não sadomasoquismo!
Àqueles que ainda pairem dúvidas sobre a diferença do todo e das partes, indico as seguintes leituras:

MONOGRAFIA


PePSIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário